AFABESP

GRATIFICAÇÕES – ENCERRADO O PRAZO, AS ADESÕES CONFIRMAM O SUCESSO DO ACORDO.

29/08/2024

No dia 23/08/2024, encerrou-se o prazo para a adesão ao acordo negociado entre a AFABESP e o Banco Santander, com excelente nível de adesão, que atingiu mais de 91%, o que atesta, definitivamente, que foi um bom acordo, na visão dos associados beneficiários da Ação das Gratificações e de seus sucessores.
 
Nesses últimos meses, o corpo de funcionários da AFABESP desenvolveu um volume astronômico de trabalhos, solicitando e conferindo documentos, lendo e respondendo e-mails, WhatsApp, correspondências, fazendo uma infinidade de atendimentos pessoais e atendendo milhares de telefonemas, tudo isso sem descuidar do manejo das ações judiciais que ainda estão em andamento.
 
Nossos funcionários trabalharam aos sábados, domingos e feriados e, muitas vezes, ultrapassando o horário das 22h00, de modo a atender todas as exigências inerentes ao processo do acordo, bem como orientando os associados e resolvendo erros, omissões e dúvidas que naturalmente surgem em projetos dessa magnitude, que envolveu 12.300 pessoas credoras, aí incluídos os sucessores, que necessitavam ter obrigatoriamente um e-mail válido.
 
Também é de se destacar o empenho e excelente trabalho desenvolvido pelas AFABANS, que se dedicaram a resolver caso a caso as dúvidas surgidas entre os associados, que foram milhares.
 
Sem esse empenho de todos, inclusive da Diretoria da AFABESP, que não mediu esforços e recursos, não teríamos conseguido atingir esse número expressivo de adesões ao acordo, que certamente beneficiará milhares de colegas e seus familiares, muitos deles necessitando com urgência desses recursos.
 
Quanto à dimensão financeira dos recursos envolvidos, já divulgados pela imprensa, seu montante foi estimado em R$ 2.700.000.000,00 (dois bilhões e setecentos milhões de reais)
 
Para se ter uma pálida ideia do volume de trabalho, publicamos alguns números:

  • 115.000 e-mails enviados.
  • 25.000 e-mails recebidos.
  • 750 telefonemas recebidos diariamente (somente telefones fixos, sem contar os WhatsApp, celulares de funcionários e dirigentes).
  • 100 pessoas atendidas presencialmente, em média, por dia, durante 3 semanas.
  • 2.086 telegramas enviados.
  • 13.600 cadastros efetuados em nosso site.
  • 100% dos nossos funcionários localizados na sede mobilizados durante vários dias.
  • Call Center realizado por funcionários, Diretores, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal, além de voluntários.

 
Os acordos assinados já estão sendo enviados ao Tribunal Regional do Trabalho-TRT (SP) para que cada um receba a competente homologação.
 
Após essa homologação judicial e o pagamento pelo Banco Santander dos créditos devidos aos beneficiários da Ação das Gratificações que aderiram ao acordo negociado, será possível se considerar encerrado, para milhares de pessoas, um dos maiores e mais longos processos que tramita na Justiça do Trabalho desde o mês de fevereiro de 1998, iniciado pela AFABESP em busca de direitos ilegalmente suprimidos pelo Banespa quando sob intervenção do Governo Federal.
 
Ressalte-se que a AFABESP, mesmo quando muitos não acreditavam na vitória, jamais desistiu de sua vocação de bem defender os interesses de seus associados, mantendo‑se firme e serena na luta, consolidando o espírito de UNIÃO ao lado dos associados e das AFABANS, contratando advogados e pareceres jurídicos a cargo de juristas de renome, resultando nessa incontestável VITÓRIA.
 
Aos colegas que já nos deixaram durante essa dura e longa jornada, deixamos nossos respeitos e nossas saudações aos seus herdeiros que aceitaram o acordo, homenageando, dessa forma, seus entes queridos que tanto almejaram esse desfecho vitorioso.
 
Nossa comunidade está de parabéns, pois essa VITÓRIA é todos nós e se deve, sobretudo, ao sentimento e aos ideais que nos unem de norte a sul e de leste a oeste, congregando-nos nesta Associação e permitindo que, ao mesmo tempo em que comemoramos nossas alegrias, mantenhamo-nos vigilantes para lutar contra aqueles que pretendam subtrair impunemente aquilo a que temos direito.

 

AFABESP – DIRETORIA

Compartilhe:

Publicações